O que é um Convention Bureau?

É uma organização sem fins lucrativos, suprapartidária, concebida sob forma de entidade de direito privado e gestão empresarial, formada pela associação de entidades e empresas do setor privado e órgãos do poder público, que tenham interesse direto no desenvolvimento de planos e ações para a cidade e/ou região, através de projetos turísticos que possam estimular, captar e capacitar eventos, e nos resultados decorrentes destes.

 

Qual a finalidade de C&VB?

Incentivar a captação e promoção de eventos de natureza técnica, cientifica, cultural ou artísitica, para uma cidade e ou região;

Representar o trade turístico da cidade e ou região junto a entidades e órgãos públicos, propondo iniciativas e acompanhamento à sanção de leis, decretos e resoluções que se destinem a normatizar a atividade turística voltada a captção de eventos;

Consolidar um cidade ou região como destino ideal para a realização de eventos, congressos e feiras, de qualquer natureza, inclusive viagens de incentivo e de lazer, divulgando seus recursos e sua infra-estrutura com o objetivo de ampliar o fluxo turístico local, estadual, nacional e internacional.

Prestar cooperação e assistência técnica às entidades promotoras de congressos, viagens de incentivo e lazer e outros objetivos, com a finalidade de atrair a sua realização para a cidade e ou região;

Estimular o aperfeiçoamento dos profissionais da área para que os mesmos dêem aos visitantes o tratamento merecido;

Promover a integração das atividades econômicas circunstanciais na atividade turística, para melhor articular as ações de cada evento que se realize na cidade e ou região.

 

Como é constituido um C&VB?

Instituidores:
Pessoas jurídicas de direito público ou privado que assinam a escritura pública de instituição, de dotação e de estatuto do C&VB, podendo ser concomitantemente Mantenedor.

Mantenedores:
São pessoas jurídicas ou físicas, que sob condições estabelecidas, fazem contribuições períodicas para a manutenção do C&VB.

 

Como um C&VB se mantém?

Através das mensalidades dos associados, o C&VB mantém sua estrutura física, o funcionamento de suas atividades administrativas e sua equipe profissional.

Os projetos da entidade são executados a partir da taxa de turismo (room tax)cobrada nas estadias nos hotéis.

Outras arrecadações como:

  • Repasses de recursos públicos;
  • Verbas para projetos especiais;
  • Convênios;
  • Operação de centro de convenções.

 

 

O que é a “room tax” e qual o seu valor?

A room tax – taxa de turismo – é cobrada na estadia em hotéis. É uma taxa muito comum na Europa, e em cidades que já possuem C&VB no Brasil. È cobrada dos hóspedes, e não dos hotéis, e tem por finalidade contribuir para que os C&VB cumpram seus objetivos.

As taxas podem variar de R$ 0,40 a R$ 3,00 – por dia/apto.

A taxa é definida pelos associados do C&VB em assembléia.

 

Quem controla e administra o C&VB?

O controle e a administração de um C&VB são realizados pelos próprios associados, através de representantes especialmente designados ou contratados para esse fim.

Composto por na maioria por:

  • Diretoria, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal;
  • Gerência Executiva.

 

 

Quais os benefícios para os associados de um C&VB?

  • Acesso prioritário sobre eventos e contatos com entidades promotoras;
  • Maior entrosamento com o trade turístico local e dinamização das oportunidades de negócios entre os integrantes do C&VB;
  • Reuniões exclusivas de mantenedores com Presidentes de entidades promotoras de eventos;
  • Oportunidades cooperativas de marketing – participação exclusiva a mantenedores em produtos turísticos, pacotes promocionais, workshops, etc.;
  • Divulgação nos guias e materiais promocionais oficiais do C&VB;
  • Parceria na captação de eventos;
  • Participação nas principais feiras do setor de forma mais econômica;
  • Prioridade na seleção para fornecimento dos produtos e serviços utilizados na realização de eventos na cidade;
  • Participação no show-case. (guia oficial utilizado na candidatura da cidade).