Inventário Turístico tem adesão de 23 municípios do RJ

inventário turistico

Em cerimônia presidida pelo secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, na manhã desta segunda-feira (19), em Niterói, representantes de 23 municípios do estado assinaram o termo de compromisso para a realização do primeiro Inventário da Oferta Turística do Estado. O estudo foi encomendado pela setur à UFF – Universidade Federal Fluminense que irá mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos e serviços de toda a cadeia produtiva do Rio de Janeiro. Na ocasião foram apresentados ainda o site e o projeto que será divulgado nas redes sociais.

“É a primeira vez que o Estado realiza uma macro pesquisa de mercado junto ao setor. O estudo servirá de balizamento para investimentos de diversos programas públicos e privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística. Lembro ainda que o Inventário colabora ainda para a gestão e estratégia promocional dos municípios contribuindo dessa forma para o desenvolvimento regional”, destacou Nilo Sérgio Felix em seu discurso de saudação.

Serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro D´Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras. O critério utilizado para escolha dos municípios foi baseado nos investimentos dos recursos do BID, por meio do Prodetur.

O trabalho licitado pela setur será concretizado por meio de um programa com a participação de professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF reunindo mais de 100 profissionais. O prazo de entrega do estudo está previsto para 10 meses, porém na metade da pesquisa alguns dados serão disponibilizados para utilização no planejamento de ações da secretaria ainda em 2016.

Também estiveram presentes no encontro Paulo Senise, presidente da TurisRio; prefeitos dos 23 de municípios que integram o projeto; a equipe de coordenação do IOT-RJ; além de órgãos ligados ao setor e representantes do trade.

Fonte: Revista Mercado e Eventos.

Autor

Deixar uma resposta

*

captcha *