Formado pelo Rio Grande, é por tradição denominada Cascata Pinel em homenagem aos primeiros proprietários do Sítio, recebendo o nome oficial de Cascata Santa Izabel, quando os príncipes imperiais visitaram a região em 1868. Está bem próxima à estrada de Sumidouro e destaca-se por sua imponência em meio a vegetação densa.

Tem altura total entre 30m a 40m e grande volume d’água. Na parte mais elevada as águas descem por 3 degraus que somam uma altura em torno de 12m e se juntam caindo com intensidade, formando um grande salto. À sua frente, bem próximo, há um rochedo de grande volume, totalmente recoberto de árvores de médio porte. Ele modifica o curso natural do rio, formando à direita, um poço e seguindo, à esquerda, encachoeirando.

Com águas claras, transparentes e frias, a cachoeira é local propício a banhos, principalmente nas pequenas corredeiras e na piscina natural formadas após o segundo salto. Localizada em local ermo, circundada por alto relevo e vegetação densa, tem à sua direita, um morro de grande beleza, onde a vegetação alcança até quase o seu topo, recoberto por bromélias.